Aposto que você já ouviu falar algumas vezes em computação nas nuvens. Atualmente é um assunto em alta, mas você tem ideia do que seja ter um site, email ou arquivos nas nuvens?
Se quiser saber se vale a pena migrar para esse tipo de estrutura ou então utilizar algum serviço nas nuvens, continue lendo este conteúdo da Server World Magazine que iremos solucionar todas estas dúvidas.
A computação nas nuvens é basicamente a utilização da memória, armazenamento e processamento compartilhados e interligados por meio da internet.
O armazenamento de dados, por exemplo, é feito por meio de serviços “sites” que estão disponíveis para usuários de todo o mundo, como é o caso do serviço de armazenamento de arquivos Dropbox.
Quando falamos em estrutura nas nuvens para uma empresa de tecnologia, vale a pena migrar seu sistema?
Mobilidade do Sistema nas nuvens
Com certeza você terá como principal vantagem migrando para um sistema nas nuvens é a mobilidade que ela proporciona aos usuários.
A principal característica é que ela é compatível com dispositivos móveis, ou seja, qualquer usuário pode acessar, criar, gerenciar ou fazer qualquer outro tipo de ação através de um smartphone.
Muitos dos grandes empresários conseguem acessar dados importantíssimos sobre sua empresa, faturamento e diversas outras informações apenas portando um dispositivo móvel, basta estar conectado à internet.
Segurança e redução de custos
Não podemos deixar de citar também dois fatores que contribuem para a expansão da computação nas nuvens.
O sistema de armazenamento, por exemplo, garante a integridade das informações. Normalmente a infraestrutura dos servidores que estão nas nuvens oferecem serviços ininterruptos. Ter os dados hospedados em um ambiente como este lhe oferece muita segurança e evita riscos, como o de uma queda de energia que pode ocorrer na sua empresa e danificar algum equipamento importante, assim perdendo dados.
Já em relação a redução de custos, nem se fala.
A tendência é cada vez mais o custo da tecnologia cair. É claro que nos lançamentos dos equipamentos, por exemplo, sempre estará a um preço mais elevado, mas levamos em consideração os dias atuais, quanto custava um HD externo de 1tera a aproximadamente 2 anos atrás?
O valor era muito alto. Atualmente custa em torno de R$ 300/500,00. A tendência é que esses valores abaixem cada vez mais e provavelmente que os valores de serviços nas nuvens também possuam um valor cada vez menor.
Muitas empresas gastavam rios de dinheiro adquirindo equipamentos de armazenamento, servidores, coolers, estrutura de rede, mas agora muitas empresas estão migrando para os serviços de armazenamento na nuvem.
Então, essas são somente algumas características e vantagens de possuir um sistema nas nuvens através do conhecido Cloud Computing.
Fazer a migração do seu software ou de todo o seu sistema, pode trazer mobilidade, agilidade e mais segurança, além da redução nos custos.
Gostou do conteúdo? Se decidir migrar seu software para as nuvens, deixe seu comentário.
Um abraço e até a próxima!