Do que adiante ter uma Ferrari se o piloto não sabe utilizar esta máquina? A mesma coisa acontece com os servidores.
Muitas empresas buscam soluções em servidores e quando vão investir em uma nova máquina, muitas das vezes continuam utilizando o mesmo sistema operacional.
Claro que isso pode facilitar muito a migração, mas existem empresas que perdem até 40% de processamento do servidor pelo fato de utilizar um sistema operacional não adequado.
E o grande desafio dos profissionais de TI é encontrar o melhor sistema operacional para os servidores, para não perder nada em processamento e agilidade.
Windows X outros sistemas operacionais
Uma dúvida muito frequente entre os clientes citada pela maioria dos profissionais que trabalham com servidores, é que os clientes pensam que pela rede só possuir computadores que utilizam o sistema operacional Windows, necessariamente eles precisam ter um servidor com o mesmo sistema operacional.
Isso não é verdade. O sistema Linux, por exemplo, ele opera com outras estações, mesmo que tenham o Windows rodando. A grande vantagem de um servidor Linux é o custo baixo e a facilidade de montar.
Mas o Windows XP e Vista também são ótimas opções que possuem um custo relativamente baixo. O desempenho de servidores com estes sistemas operacionais são muito bons.
Existe uma pequena limitação no Vista e no XP, por exemplo, eles aceitam no máximo 10 conexões, o que pode se transformar em um obstáculo para sua rede.
Algo pouco citado no mercado é o sistema operacional da Apple. Este sistema funciona melhor como suporte de plataforma hibrida do que o próprio Windows. Mas o grande problema é que não suporta rodar aplicativos do Windows.
Qual é o melhor para sua necessidade?
A melhor opção vai depender muito do número de usuários que você tem na rede. Se o número for alto, você já precisa de um servidor mais robusto.
Existem algumas opções que utilizam o MS SQL Server que são utilizados para gerenciamento de banco de dados. É uma ótima opção que pode atender até 75 estações de trabalho, mas só apenas 5 licenças vem com o software do servidor, as outras licenças você precisa adquirir separadamente, o que fica um pouco custoso para a empresa.
Já o Server 2012 R5, possui preços separados e carga de múltiplos servidores.
Exige menos do sistema e permite você rodar sistemas com apenas 4gb de RAM. Utilizando o sistema operacional Windows 7, é possível utilizar até dezesseis processadores.
É um server que possui gerenciamento extremamente simplificado e permite que o administrador atualize, acesse e configure-o remotamente. É como trabalhar no Outlook.
Já no mercado também existem algumas opções Linux que são gratuitas. O ideal para utilizar um sistema desses é que você tenha um profissional especializado em Linux, por exemplo.
O que você economiza de dinheiro em licenças, é necessário ter um profissional de prontidão caso aconteça algum problema no servidor.
É ideal para pequenas empresas, pois também existem profissionais que atendem várias empresas ao mesmo tempo, então pode ser uma ótima opção.
Uma dificuldade em utilizar os Linux, é que em uma rede Microsoft, provavelmente não vão rodar aplicativos Windows. Mas para hoje tudo se dá um jeito.
Diversos aplicativos Linux são e estão sendo desenvolvidos para suprir essa demanda de mercado.
Então, antes de decidir de vez qual o servidor que você vai colocar no ar, pesquise, faça treinamentos, se encontre com outros profissionais da área, converse com o suporte das empresas e se possível visite outras empresas que possuem o mesmo servidor que você está buscando, isso pode poupar alguns dias de trabalho, alguns milhares de reais e evitar muitas dores de cabeça.